Municípios do Pinhal Interior unem-se
Foi ontem formalmente constituída, na Lousã, a Associação de Municípios do Pinhal Interior. A partir de agora, «esta região ganha mais força, legitimidade acrescida e uma capacidade negocial muito maior para solicitar financiamentos comunitários», frisou o presidente da CCDRC
Municípios do Pinhal Interior Norte uniram-se em associação
Os presidentes de catorze municípios dos distritos de Coimbra e Leiria assinaram ontem, no salão nobre da Câmara da Lousã, a escritura pública de constituição da Associação de Municípios do Pinhal Interior Norte, que visa obter vantagens na contratualização da gestão de programas comunitários do Quadro Referência Estratégico Nacional (QREN).
«Não escondemos que o nosso principal objectivo a curto prazo é ter projectos intermunicipais que se coadunem com as candidaturas que os 14 concelhos vão fazer», frisou o edil.
De acordo com os estatutos, a associação «visa a articulação dos investimentos municipais de interesse municipal», podendo, para a realização das suas actividades, «contratualizar a gestão de programas comunitários, no QREN, criar e explorar serviços associativos próprios, participar em empresas regionais e em outras empresas de interesse público e celebrar contratos de concessão de serviços».
A Associação de Municípios do Pinhal Interior Norte é constituída pelos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande (distrito de Leiria), Arganil, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares (distrito de Coimbra).
Convicto de que a nova estrutura vai «dar resultado a curto prazo, pois esse é o interesse dos municípios e dos 14 presidentes de Câmara», Fernando Carvalho salientou o «facto importantíssimo de não ter existido discussão política partidária nas reuniões realizadas».
O autarca salientou ainda incentivo dado pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CDRC), Alfredo Marques, para a constituição da Associação de Municípios do Pinhal Interior, o que torna «solidário neste percurso e co-responsável pelas vitórias que iremos certamente conseguir».
Presente na cerimónia, o responsável máximo da CCDRC considerou a constituição da associação «um momento histórico para a região e para o país, na medida em que está a ser dado um exemplo de cooperação entre municípios, num país com pouca tradição nesse domínio.
«É ainda um momento mais histórico por se tratar de uma associação entre 14 municípios que pertencem à zona mais frágil de uma região já de si frágil, em diferentes aspectos, com baixa densidade populacional, económica e mal servida de acessibilidades», sublinhou.
Alfredo Marques salientou que o novo organismo vai permitir aos municípios «discutir projectos em comum e hierarquizá-los», acrescentando que «passam a ter mais força, legitimidade acrescida e uma capacidade negocial muito maior para solicitar financiamentos».
Acrescentou ainda que «no Pinhal Interior Norte não havia tradição de cooperação com esta amplitude, o que irá permitir fazer mais e melhor com menos custos».
05-12-2006


